TERCEIRA DECLINAÇÃO
a) Esquema Geral.
A flexão nominal grega apresenta somente três declinações, embora a terceira seja muito mais complexa em variantes que as duas primeiras. A terceira declinação pode ser denomina também de “declinação atemática”, porque as desinências se unem diretamente ao tema (terminado em consoante ou vogal fechada).
b) O tema e as desinências.
Como sucede com o verbo, a noção de tema é essencial no estudo da terceira declinação. Por tema entendemos, neste contexto, a palavra sem desinências. É uma noção puramente lingüística, que não aparece na língua falada, mas essencial para entender a terceira declinação.
A flexão nominal grega apresenta somente três declinações, embora a terceira seja muito mais complexa em variantes que as duas primeiras. A terceira declinação pode ser denomina também de “declinação atemática”, porque as desinências se unem diretamente ao tema (terminado em consoante ou vogal fechada).
b) O tema e as desinências.
Como sucede com o verbo, a noção de tema é essencial no estudo da terceira declinação. Por tema entendemos, neste contexto, a palavra sem desinências. É uma noção puramente lingüística, que não aparece na língua falada, mas essencial para entender a terceira declinação.
πατρίδα
Tema: πατρίδ-
Desinência do acus. sing. animado: α
Singular | Plural | |||
Casos | Masc. – Fem. | Neutro | Masc. – Fem. | Neutro |
Nominativo | - ς / Tema alongado | Tema puro | - ες | - α |
Vocativo | - ς / Tema puro | |||
Acusativo | - α / - ν | - ας / - ς | ||
Genitivo | - ος | - ων | ||
Dativo | - ι | - σι (ν) |
Observações:
1 - Na terceira declinação, a mais antiga das gregas, somente se faz distinção genérica entre os nomes animados (femininos e masculinos) e inanimados (neutro). Dito de outra maneira, não há diferença morfológica entre masculinos e femininos nesta declinação. Isso não quer dizer que não há nomes masculinos e femininos (existem, e se distinguem no contexto quando vão acompanhados de um determinante que distingue o feminino).
1 - Na terceira declinação, a mais antiga das gregas, somente se faz distinção genérica entre os nomes animados (femininos e masculinos) e inanimados (neutro). Dito de outra maneira, não há diferença morfológica entre masculinos e femininos nesta declinação. Isso não quer dizer que não há nomes masculinos e femininos (existem, e se distinguem no contexto quando vão acompanhados de um determinante que distingue o feminino).
καλὴ πόλις (e não καλὸς πόλις)
καλὸς ἀνήρ (e não καλὴ ἀνήρ)
2 - O nominativo singular pode estar caracterizado de duas formas: ou acrescentando uma -ς ao tema, ou alongando organicamente a vogal prédesinencial (a última do tema). Quando formos estudando os distintos temas, iremos vendo quais optam por uma possibilidade e quais pela outra. A este respeito é importante ter clara a noção de alongamento vocálico:
Em grego existem dois possíveis alongamentos vocálicos:
a) Alongamento orgânico. Tem valor morfológico, ou seja, equivale a um morfema (pode distinguir casos ou tempos verbais). Os alongamientos orgânicos mais relevantes na flexão nominal são:
α > η | ι breve passa a ι longa (não muda graficamente) |
ε > η | υ breve passa a υ longa (não muda graficamente) |
ο > ω | As vogais longas se mantêm igual. |
b) Alongamento compensatório. Possui somente valor fonético, o alongamento trata de compensar a perda de algum som consonantal. Os alongamentos compensatórios mais relevantes são:
α > α (longa) ο > ου ε > ει |
3 - O “tema puro” é o tema sem desinências. No grego uma palavra não pode acabar por uma consoante que não seja -ρ, -ν, -ς. Si um caso não está caracterizado e o tema acaba em uma consoante distinta das referidas, essa consoante se perde:
σώματ- é o tema puro. O nom. sing. neutro é σώμα
4 - No acusativo, tanto singular como plural, a desinência que começa por vogal (-α, -αν) pode ser utilizada para temas acabados em consoante, e a que começa por consoante (-ν, -ς), para temas acabados em vogal.
5 - A terceira declinação vale para declinar uma grande quantidade de substantivos, mas também adjetivos e particípios.
5 - A terceira declinação vale para declinar uma grande quantidade de substantivos, mas também adjetivos e particípios.
6 - Classificação dos sons gregos:
VOGAIS | ||||
Por seu modo de articulação | ||||
Abertas: α, ε, η, ο, ω | Fechadas: ι, υ | |||
Por sua quantidade | ||||
Simples | Ditongos | |||
Sempre breves | ε, ο | αι, ει, οι, υι αυ, ευ, ου, ηυ, ωυ | Os ditongos em grego são decrescentes (segundo elemento mais fechado que o primeiro). Constituem um som vocálico longo. | |
Sempre longas | η, ω | |||
Breves ou longas | α, ε, ι | |||
CONSOANTES | ||||||
Por seu lugar e modo de articulação | Oclusivas | Fricativas | ||||
surdas | sonoras | aspiradas | líquidas | nasais | silvantes | |
Velares | κ | γ | χ | (γ) | ||
Labiais | π | β | φ | μ | ||
Dentais | τ | δ | θ | λ , ρ | ν | σ, -ς |
Notas:
1 - A diferença entre λ e ρ é que a primeira é lateral e a segunda vibrante.
2 - As consoantes duplos (ψ, ζ e ξ) não são outra coisa que grafias que escondem um som duplo já identificado: ψ [ps], ζ [ds], ξ [ks].
1 - A diferença entre λ e ρ é que a primeira é lateral e a segunda vibrante.
2 - As consoantes duplos (ψ, ζ e ξ) não são outra coisa que grafias que escondem um som duplo já identificado: ψ [ps], ζ [ds], ξ [ks].
TEMAS EM CONSOANTE-OCLUSIVA
Para declinar corretamente estes temas deves saber que:
1 - As oclusivas em contato com a -ς / -ζ (nominativo singular e dativo plural) sofrem as seguintes modificações:
1 - As oclusivas em contato com a -ς / -ζ (nominativo singular e dativo plural) sofrem as seguintes modificações:
Labiais (β, π, φ) | + -ς / -σ > ψ |
Velares (γ, κ, χ) | + -ς / -σ > ξ |
Dentais (δ, τ, θ) | + -ς / -σ > ς / σ |
2 - Todos os temas em oclusiva animados tomam a -ς, e os neutros (somente existem entre os temas acabados em dental) perdem a consoante.
TEMAS EM LABIAL
φλέψ, φλεβός (ἡ) Tema: φλεβ- Veia | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | φλέψ (φλέβ - ς) | φλέβ - ες | Veia |
Vocativo | |||
Acusativo | φλέβ - α | φλέβ - ας | a veia |
Genitivo | φλεβ - ός | φλεβ - ῶν | da veia |
Dativo | φλεβ - ί | φλεψί (φλεβ - σί) | para a veia |
Nota:
1 - Os monossílabos da terceira declinação, mudam o acento da primeira sílaba para a segunda nos casos genitivo e dativo (tanto do singular como do plural).
TEMAS EM VELAR
φύλαξ, φύλακος (ὁ) Tema: φυλακ- Guarda | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | φύλαξ (φύλακ - ς) | φύλακ - ες | Guarda |
Vocativo | |||
Acusativo | φύλακ - α | φύλακ - ας | o guarda |
Genitivo | φύλακ - ος | φυλάκ - ων | do guarda |
Dativo | φύλακ - ι | φύλαξι (φύλακ - σι) | Para o guarda |
TEMA EM DENTAL
Os temas em dental, diferente dos temas em labial e velar, contemplam em sua declinação substantivos neutros. Por isso, embora sobre os princípios já estudados, temos dois modelos:
a) Animados (masculinos e femininos)
λαμπάς, λαμπάδος (ἡ) Tema: λαμπαδ- | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | λαμπάς (λαμπάδ – ς) | λαμπάδ – ες | Lâmpada |
Vocativo | |||
Acusativo | λαμπάδ - α | λαμπάδ - ας | a lâmpada |
Genitivo | λαμπάδ - ος | λαμπάδ - ων | da lâmpada |
Dativo | λαμπάδ - ι | λαμπάσι (λαμπάδ - σι) | para a lâmpada |
b) Inanimados (neutros)
σῶμα, σώματος (τό) Tema: σωματ- Corpo | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | σῶμα (σῶματ-) | σώματ – α | Corpo |
Vocativo | |||
Acusativo | |||
Genitivo | σώματ - ος | σωμάτ – ων | do corpo |
Dativo | σώματ - ι | σώμασι (σώματ – σι) | para o corpo |
OS VERBOS CONTRACTOS
Os verbos contractos são aqueles nos quais tem lugar contrações vocálicas. A contração vocálica é o resultado da união de duas vogais abertas que se produz nos verbos cujo tema termina em vogal (-α, -ε, -ο) quando esta vogal entra em contato com a vogal temática.
As contrações vocálicas só tem lugar no tema do presente (presente e pretérito imperfeito). Nestos dois tempos, este fenômeno fonético faz com que sejam verbos difíceis de aprender, mas nos demais temas são os verbos mais regulares e de morfología mais transparente.
1 - As contrações vocálicas.
De acordo com o que dissemos, para poder dominar estes verbos, deve saber o resultado das contrações vocálicas que se podem dar neles:
Contrações vocálicas mais habituais
α | + ε > α | ε | + ε > ει | ο | + ε > ου |
+ ο > ω | + ο > ου | + ο > ου | |||
+ ει > ᾳ | + ει > ει | + ει > οι | |||
+ ω > ω | + ω > ω | + ω > ω |
Contrações vocálicas menos habituais
α | + η > α | ε | + η > η | ο | + η > ω |
+ ῃ > ᾳ | + ῃ > ῃ | + ῃ > οι | |||
+ ου > ω | + ου > ου | + ου > ου | |||
+ οι > ῳ | + οι > οι | + οι > οι |
Verbos contractos em –αω (τιμάω) honra | |||
Voz ativa | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª Pª | τιμῶ (τιμά-ω) | ἐτίμων (ἐ-τίμα-ο-ν) | Honro/ honrava |
2ª pª | τιμᾷς (τιμά-εις) | ἐτίμας (ἐ-τίμα-ε-ς) | Honras/ honravas |
3ª pª | τιμᾷ (τιμά-ει) | ἐτίμα (ἐ-τίμα-ε) | Honra/ honrava |
Plural | |||
1ª pª | τιμῶμεν (τιμά-ο-μεν) | ἐτιμῶμεν (ἐ-τιμά-ο-μεν) | Honramos/ honrávamos |
2ª pª | τιμᾶτε (τιμά-ε-τε) | ἐτιμᾶτε (ἐ-τιμά-ε-τε) | Honrais/ honráveis |
3ª pª | τιμῶσι (τιμά-ουσι) | ἐτίμων (ἐ-τίμα-ο-ν) | Honramos/ honrávamos |
Voz médio-passiva | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª pª | τιμῶμαι (τιμά-ο-μαι) | ἐτιμώμην (ἐ-τιμά-ο-μην) | Honro/ honrava |
2ª pª | τιμᾷ (τιμά-ε-σαι) | ἐτιμῶ (ἐ-τιμά-ε-σο) | Honras/ honravas |
3ª pª | τιμᾶται (τιμά-ε-ται) | ἐτιμᾶτο (ἐ-τιμά-ε-το) | Honra/ honrava |
Plural | |||
1ª pª | τιμώμεθα (τιμά-ο-μεθα) | ἐτιμώμεθα (ἐ-τιμά-ο-μεθα) | Honramos/ honrávamos |
2ª pª | τιμᾶσθε (τιμά-ε-σθε) | ἐτιμᾶσθε (ἐ-τιμά-ε-σθε) | Honrais/ honráveis |
3ª pª | τιμῶνται (τιμά-ο-νται) | ἐτιμῶντο (ἐ-τιμά-ο-ντο) | Honramos/ honrávamos |
Verbos contractos em –εω (ποιέω) fazer | |||
Voz ativa | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª Pª | ποιῶ (ποιέ-ω) | ἐποίουν (ἐ-ποίε-ο-ν) | Faço/ fazia |
2ª pª | ποιεῖς (ποιέ-εις) | ἐποίεις (ἐ-ποίε-ε-ς) | Fazes/fazias |
3ª pª | ποιεῖ (ποιέ-ει) | ἐποίει (ἐ-ποίε-ε) | Faz/fazia |
Plural | |||
1ª pª | ποιοῦμεν (ποιέ-ο-μεν) | ἐποιοῦμεν (ἐ-ποιέ-ο-μεν) | Fazemos/ fazíamos |
2ª pª | ποιεῖτε (ποιέ-ε-τε) | ἐποιεῖτε (ἐ-ποιέ-ε-τε) | Fazeis/ fazíeis |
3ª pª | ποιοῦσι (ποιέ-ουσι) | ἐποίουν (ἐ-ποίε-ο-ν) | Fazem/ faziam |
Voz médio-passiva | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª pª | ποιοῦμαι (ποιέ-ο-μαι) | ἐποιούμην (ἐ-ποιέ-ο-μην) | Faço/ fazia |
2ª pª | ποιεῖ (ποιέ-ε-σαι) | ἐποίου (ἐ-ποιέ-ε-σο) | Fazes/fazias |
3ª pª | ποιεῖται (ποιέ-ε-ται) | ἐποιεῖτο (ἐ-ποιέ-ε-το) | Faz/fazia |
Plural | |||
1ª pª | ποιούμεθα (ποιε-ό-μεθα) | ἐποιούμεθα (ἐ-ποιε-ό-μεθα) | Fazemos/ fazíamos |
2ª pª | ποιεῖσθε (ποιέ-ε-σθε) | ἐποιεῖσθε (ἐ-ποιέ-ε-σθε) | Fazeis/ fazíeis |
3ª pª | ποιοῦνται (ποιέ-ο-νται) | ἐποιοῦντο (ἐ-ποιέ-ο-ντο) | Fazem/ faziam |
Verbos contractos em –οω (δηλόω) brilhar | |||
Voz ativa | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª Pª | δηλῶ (δηλό-ω) | ἐδήλουν (ἐ-δήλο-ο-ν) | Brilho/ brilhava |
2ª pª | δηλοῖς (δηλό-εις) | ἐδήλους (ἐ-δήλο-ε-ς) | Brilhas/ brilhavas |
3ª pª | δηλοῖ (δηλό-ει) | ἐδήλου (ἐ-δηλο-ε) | Brilha/ brilhava |
Plural | |||
1ª pª | δηλοῦμεν (δηλό-ο-μεν) | ἐδηλοῦμεν (ἐ-δηλό-ο-μεν) | Brilhamos/ brilhávamos |
2ª pª | δηλοῦτε (δηλό-ε-τε) | ἐδηλοῦτε (ἐ-δηλό-ε-τε) | Brilhais/ brilháveis |
3ª pª | δηλοῦσι (δηλό-ουσι) | ἐδήλουν (ἐ-δήλο-ο-ν) | Brilham/ brilhavam |
Voz médio-passiva | |||
Presente | Pretérito Imperfeito | ||
Singular | Tradução | ||
1ª pª | δηλοῦμαι (δηλό-ο-μαι) | ἐδηλοῦμην (ἐ-δηλο-ό-μην) | Brilho/ brilhava |
2ª pª | δηλοῖ (δηλό-ε-σαι) | ἐδηλοῦ (ἐ-δηλό-ε-σο) | Brilhas/ brilhavas |
3ª pª | δηλοῦται (δηλό-ε-ται) | ἐδηλοῦτο (ἐ-δηλό-ε-το) | Brilha/ brilhava |
Plural | |||
1ª pª | δηλούμεθα (δηλό-ο-μεθα) | ἐδηλούμεθα (ἐ-δηλό-ο-μεθα) | Brilhamos/ brilhávamos |
2ª pª | δηλοῦσθε (δηλό-ε-σθε) | ἐδηλοῦσθε (ἐ-δηλό-ε-σθε) | Brilhais/ brilháveis |
3ª pª | δηλοῦνται (δηλό-ο-νται) | ἐδηλοῦντο (ἐ-δηλό-ο-ντο) | Brilham/ brilhavam |
TEMAS EM CONSOANTE-LÍQUIDA (-ρ, -λ)
TEMAS EM CONSOANTE-NASAL (-ν)
Para abordar devidamente os temas em nasal (todos eles em -ν, pois não há temas em -μ) deve ter em mente as seguintes considerações:
1 - As nasais seguidas de -ς desaparecem, sem deixar alongamento compensatório (dado a ter em conta para as desinências que começam por -ς / -ζ (nominativo singular e dativo plural).
2 - Somente tomam -ς como marca de nominativo singular aqueles temas aos quais a nasal precede uma ι (ῥίς, ῥινός).
TEMAS EM CONSOANTE (-ντ)
1 - Um tema verbal com um só tempo.
O futuro é um tema e também um tempo. Chamamos futuro a base morfológica sobre a qual se forma o tempo futuro. O futuro possui formas no indicativo e optativo, e tem infinitivo e particípio.
2 - Morfologia.
O futuro se forma, em geral, acrescentando o morfema -σ- ao tema do presente. A esa estrutura lhe seguem as desinências primárias com vogal temática.
2 - Os verbos com um tema acabado em consoante oclusiva, apresentam modificações próprias do contato da consoante com a sigma -ζ:
3 - Os verbos acabados em líquida e nasal apresentam um futuro cuja conjugação coincide com a do presente dos verbos contractos em -έω: (sobre um tema do presente que pode sofrer alguma variação).
4 - Por último, é importante conhecer o futuro do verbo ἐιμί que, como era de esperar, apresenta uma notável divergência com as formas estudadas até agora do mesmo verbo.
3 - Tradução.
O futuro grego se traduz em indicativo por nosso correspondente futuro imperfeito do indicativo, sem outra matiz com a qual ter em conta. Deves fixar-te no fato de que é um tempo primário pelo significado, com o qual não leva aumento, e sim desinências primárias.
A terceira declinação apresenta também temas acabados em sons vocálicos. Na realidade, estes sons vocálicos eram em origem sonantes (um som entre vogal e consoante) que evoluiu em algumas línguas como vogal e em outras como consoante.
As vogais fechadas (ι, υ) tendem a desaparecer entre vogais, embora, ao ser seu desaparecimento posterior a da -σ-, as contrações vocálicas se dão em menor medida, e as iremos vendo para cada tema concreto.
Como vemos, esta flexão não oferece apenas nenhum problema. É mais complexa (e muito mais numerosa, a dos temas alternantes, que vemos a continuação).
Seguindo o paradigma anterior se declinam uma grande quantidade de substantivos, muitos deles abstratos (tipo δύναμις, δυνάμεως.- Força). Seguem o modelo de -υ alternante (-υ, -ευ) substantivos animados e neutros e alguns adjetivos. Nos seguintes paradigmas vemos um exemplo de substantivo animado, e outro de neutro.
Esclarecimentos para os temas em υ alternante (-υ / -ευ):
1 - Em dativo plural a υ não deveria ser perdida (pois está entre vogal e consoante). No entanto, pela pressão analógica dos casos em que desaparece (de maneira destacada o dativo singular), também desapareceu neste caso.
2 - Como veremos mais adiante, ao estudar o adjetivo, os adjetivos que se declinam seguindo este modelo apresentam uma pequena diferença com respeito a declinação dos substantivos: o genitivo singular têm desinência -ος, em lugar de -ως. γλυκύς, γλυκεῖα, γλυκύ tem a forma de genitivo singular masculina e neutra γλυκέος, e não γλυκέως.
1 - O perfeito: um tema verbal com dois tempos. Na realidade, do tema do perfeito derivam três tempos verbais (o perfeito, o mais-que-perfeito e o futuro perfeito), embora o último dos citados é tão pouco usado que não vamos considerar neste tema.
2 - Caracterização do tema do perfeito:
a) a reduplicação.
O tema do perfeito está caracterizado morfológicamente pela reduplicação, que diferente do aumento (presente só no modo indicativo), se mantêm em todos os modos verbais e formas não pessoais do perfeito. Este fenômeno se apresenta de maneira diferente si a raíz verbal começa por vogal ou por consoante:
tema do presente: κατα-λύ-ω
tema do perfeito: κατα-λέλυ-
2 - Existe um tipo de reduplicação (chamada “reduplicação ática”) que consiste em acrescentar a primeira vogal da raiz alongada orgânicamente as duas primeiras letras da raiz verbal. Se dá com alguns verbos que começam por -α, -ε, -ο:
tema do presente: ἀκού-ω
tema do perfeito: ἀκ-ήκου-
b) O sufixo -κ-.
Além da reduplicação, existe outro sufixo associado ao tema do perfeito, embora só no modo indicativo: a -κ-, seguida de -α e desinências primárias no perfeito, e de -ει e desinências secundárias no mais-que-perfeito.
c) Tempos atemáticos.
O tema do perfeito não apresenta vogal temática em nenhuma de suas formas.
3 - Valor e tradução dos tempos do tema do perfeito.
Para entender bem os tempos do tema do perfeito em grego deve-se ter muito claro que o perfeito (não devemos chamá-lo nunca de pretérito perfeito) é um tempo primário (ou seja, não indica passado), e o mais-que-perfeito é um tempo secundário (ou seja, indica passado).
O perfeito indica “o resultado presente de uma ação passada”. Por essa razão leva desinências primárias.
λέλυκα.- “desatei”, “tenho desatado” (o processo de desatar, sucedido no passado, culminou no presente com o resultado). Nosso pretérito perfeito composto recolhe bastante bem este valor. No pretérito perfeito latino (deve-se ter cuidado com a comparação) estão amalgamados, tanto morfológica como nocionalmente, o aoristo e o perfeito gregos. Scripsi: “tenho escrito” / “escrevi”. Este valor é tão acusado que existem perfeitos que se traduzem diretamente como presentes (o mais importante é οἶδα.- “eu sei”; cf. em latim memini: “eu recordo”).
ἐλέλυκειν.- “Havia desatado”. O valor do mais-que-perfeito está recolhido perfeitamente em nosso tempo correspondente.
Nota: Desde o ponto de vista prático, para os verbos de flexão mais regular, convêm memorizar como o morfema do perfeito o sufixo -κα-.
Nota: O mais-que-perfeito, como tempo passado que é, além de reduplicação leva aumento. Isto somente se dá, naturalmente, quando a reduplicação começa por consoante. Também apresenta desinências secundárias. Como sucedia com o morfema -κα- para o perfeito do indicativo, aqui convêm memorizar o morfema -κει- para o mais-que-perfeito do indicativo.
4 - O tema do perfeito. Precisões morfológicas.
a) Os verbos contractos, como sucede nos temas do futuro e aoristo, alongam orgânicamente a vogal pré-desinencial:
τιμάω-
Perfeito ativo: τε-τίμη-κα
Perfeito médio-passivo: τε-τίμη-μαι
b) Os verbos de tema acabado em consoante oferecem problemas fonéticos de assimilação (ou dissimilação) que não vamos tratar neste tema, e que um bom dicionário resolve.
As consonantes líquidas são em grego a ρ e a λ. Com o tema acabado em -λ somente se declina uma palavra que, além disso, não oferece nenhuma particularidade fonética. Com o tema acabado em -ρ existem três modelos, dependendo si a palavra sofre síncopa ou não, e em que grau. A síncopa é um fenômeno fonético que consiste na perda da vogal prédesinencial em alguns casos (geralmente nos oblíquos). Para declinar estes temas corretamente deve-se ter em conta que:
1 - Os temas em -ρ não tomam a -ς final como característica de nominativo singular animado, senão que alongam organicamente a vogal prédesinencial.
2 - Os temas com síncopa apresentam uma desinência do dativo plural -ασι lugar de -σι.
3 - Nos temas em síncopa mais forte (tipo ἀνήρ, ἀνδρός), ésta se produz em todos os casos, exceto no nominativo e vocativo singulares. Além disso, para facilitar a pronunciação, surge uma consoante chamada epentética, alheia originariamente ao tema (ἀν-δ-ρός). Nos demais temas com síncopa, ésta só tem lugar no genitivo singular, e no dativo singular e plural.
1 - Os temas em -ρ não tomam a -ς final como característica de nominativo singular animado, senão que alongam organicamente a vogal prédesinencial.
2 - Os temas com síncopa apresentam uma desinência do dativo plural -ασι lugar de -σι.
3 - Nos temas em síncopa mais forte (tipo ἀνήρ, ἀνδρός), ésta se produz em todos os casos, exceto no nominativo e vocativo singulares. Além disso, para facilitar a pronunciação, surge uma consoante chamada epentética, alheia originariamente ao tema (ἀν-δ-ρός). Nos demais temas com síncopa, ésta só tem lugar no genitivo singular, e no dativo singular e plural.
4 - Temas em -ρ sem síncopa ῥήτωρ, ῥήτορος (ὁ) Tema: ῥητορ - Falar | 6 - Tema em -λ ἅλς, ἁλός (ὁ) Tema: ἁλ- Sal | |||
Casos | Singular | Plural | Singular | Plural |
Nominativo | ῥήτωρ | ῥήτορ-ες | ἅλ-ς | ἅλ-ες |
Vocativo | ῥῆτορ | |||
Acusativo | ῥήτορ-α | ῥήτορ-ας | ἅλ-α | ἅλ-ας |
Genitivo | ῥήτορ-ος | ῥητόρ-ων | ἁλ-ός | ἁλ-ῶν |
Dativo | ῥήτορ-ι | ῥήτορ-σι | ἁλ-ί | ἁλ-σί |
5 - Temas em -ρ com sincopa (A) πατήρ, πατρός (ὁ) Tema: πατ(ε)ρ- Pai | 5 - Temas em -ρ com sincopa (B) ἀνήρ, ἀνδρός (ὁ) Tema: ἀν(ε)ρ- Marido | |||
Casos | Singular | Plural | Singular | Plural |
Nominativo | πατήρ | πατέρ-ες | ἀνήρ | ἄνδρ-ες |
Vocativo | πάτερ | ἄνερ | ||
Acusativo | πατέρ-α | πατέρ-ας | ἄνδρ-α | ἄνδρ-ας |
Genitivo | πατρ-ός | πατέρ-ων | ἀνδρ-ός | ἀνδρ-ῶν |
Dativo | πατρ-ί | πατρ-άσι | ἀνδρ-ί | ἀνδρ-άσι |
TEMAS EM CONSOANTE-NASAL (-ν)
Para abordar devidamente os temas em nasal (todos eles em -ν, pois não há temas em -μ) deve ter em mente as seguintes considerações:
1 - As nasais seguidas de -ς desaparecem, sem deixar alongamento compensatório (dado a ter em conta para as desinências que começam por -ς / -ζ (nominativo singular e dativo plural).
2 - Somente tomam -ς como marca de nominativo singular aqueles temas aos quais a nasal precede uma ι (ῥίς, ῥινός).
7 - Temas em -ν (nom. alongado) λιμήν, λιμένος (ὁ) Tema: λιμεν- Porto | 7 - Temas em -ν (nom. con -ς) ῥίς, ῥινός (ὁ) Tema: ῥιν- Nariz | |||
Casos | Singular | Plural | Singular | Plural |
Nominativo | λιμήν | λιμέν-ες | ῥί-ς (ῥίν-ς) | ῥῖν-ες |
Vocativo | λιμήν | |||
Acusativo | λιμέν-α | λιμέν-ας | ῥῖν-α | ῥῖν-ας |
Genitivo | λιμέν-ος | λιμέν-ων | ῥιν-ός | ῥιν-ῶν |
Dativo | λιμέν-ι | λιμέ-σι (λιμέν-σι) | ῥιν-ί | ῥι-σί (ῥιν-σί) |
TEMAS EM CONSOANTE (-ντ)
Estes temas, também chamados “temas com nasal reforçada”, apresentam a particularidade de que o sufixo -νη- cai ante -ς / -σ, produzindo como conseqüência um alongamento compensatório da vogal anterior. Também é importante nestes temas ter em mente que uma -τ não pode ser final de palavra em grego. Esta formação é importante na declinação dos adjetivos (e, sobretudo, na do particípio)
PRETÉRITO PERFEITO - AORISTO
1- Um tema verbal com um só tempo.
O aoristo é um tema, e também um tempo. Chamamos aoristo a base morfológica sobre a qual se forma o pretérito perfeito. O aoristo possui formas em todos os modos verbais, e possui infinitivo e particípio.
2 - Morfologia.
Existem três tipos de aoristos:
1 - Aoristo sigmático: como seu nome indica se forma com o sufixo -ζ-, que se acrescenta ao tema do presente.
Tema do presente: λυ- Tema do aoristo: λυ-σα-
A -α da primeira pessoa do singular, provêm da vocalização da antiga desinência, que era uma sonante indo-européia (um som entre nasal e vocal). Quando a esse som lhe precede uma vogal, evoluiu em grego para uma consoante, mas quando lhe precedia uma consoante, evoluiu para a vogal -α em grego.
1 - Si é imperfeito, deverá existir um presente: τύχω.
2 - Si é um aoristo, encontraremos no dicionário a forma de aoristo: ἔτυχον, que nos remitirá a seu correspondente presente.
3 - Aoristo radical atemático: Vale o dito para os anteriores quanto a antiguidade, mas com a diferença de que estas formas são atemáticas, não levam vogal temática.
Sem duvida, os aoristos mais importantes são o sigmático e o radical temático. Pelo demais, o verbo grego é muito complexo em sua conjugação, e os temas verbais podem apresentar notáveis diferenças entre si. Isso si, sempre levarem aumento e desinências secundárias no modo indicativo. O dicionário nos dará sempre uma mão com as formas verbais menos regulares ou previsíveis. O que nos interessa aprender são os paradigmas regulares.
Os temas em silvante oferecem uma importante peculiaridade que faz com que sua flexão se complique um pouco: a sigma -ς final do tema entre vogais desaparece (é um som instável), e as vogais em contato se contraem quando são abertas (quando a segunda é fechada, se forma um ditongo):
Dentro dos temas em sigma -ς, há duas variantes fundamentais, os temas em -ες variável (-ες/-ος), que apresentam uma alternância de vocalismo na vogal pré-desinencial, e os temas em -ες invariável, nos quais não se dá essa alternância vocálica. Pelo primeiro deles vão se declinar uma grande quantidade de nomes neutros (e apenas neutros), e pelo segundo, muitos nomes próprios e uma importante quantidade de adjetivos.
* O acusativo plural é analógico (é “contagiado” por) do nominativo plural. No dativo, uma dupla sigma (-ζζ-), se simplificou em uma só (-ζ-).
8.- Temas em -ντ (nom. alongado) γέρων, γέρoντος (ὁ) Tema: γεροντ- Velho | 8.- Temas em -ντ (nom. con -ς) ὁδούς, ὁδόντος (ὁ) Tema: ὁδοντ- Dente | |||
Casos | Singular | Plural | Singular | Plural |
Nominativo | γέρων (τ) | γέροντ-ες | ὁδούς (ὁδóντ-ς) | ὁδόντ-ες |
Vocativo | γέρoν (τ) | |||
Acusativo | γέροντ-α | γέροντ-ας | ὁδόντ-α | ὁδόντ-ας |
Genitivo | γέροντ-ος | γερόντ-ων | ὁδόντ-ος | ὁδόντ-ων |
Dativo | γέροντ-ι | γέρου-σι (γέροντ-σι) | ὁδόντ-ι | ὁδοῦ-σι (ὁδόντ-σι) |
PRETÉRITO PERFEITO - AORISTO
1- Um tema verbal com um só tempo.
O aoristo é um tema, e também um tempo. Chamamos aoristo a base morfológica sobre a qual se forma o pretérito perfeito. O aoristo possui formas em todos os modos verbais, e possui infinitivo e particípio.
2 - Morfologia.
Existem três tipos de aoristos:
1 - Aoristo sigmático: como seu nome indica se forma com o sufixo -ζ-, que se acrescenta ao tema do presente.
Tema do presente: λυ- Tema do aoristo: λυ-σα-
A -α da primeira pessoa do singular, provêm da vocalização da antiga desinência, que era uma sonante indo-européia (um som entre nasal e vocal). Quando a esse som lhe precede uma vogal, evoluiu em grego para uma consoante, mas quando lhe precedia uma consoante, evoluiu para a vogal -α em grego.
ἔλυ-ο- ἔλυ-σ- | ἔλυ-ο-ν ἔλυ-σ-α |
Em grego sucedeu que os falantes estenderam, a partir da 1ª pessoa, o conjunto -σα- como característica para todas as pessoas do aoristo, e essa será a estrutura que nós devemos aprender. Por outro lado, a sigma -ς é a mesma letra com a qual formam o tema do perfeito um bom número de verbos latinos.
2 - Aoristo radical temático: Esta forma de aoristo é mais antiga. Se chama radical porque constitui uma raíz sem nenhuma caracterização. E se chama temático porque apresenta vogal temática. Na realidade, são formas verbais anteriores a seus temas do presente correspondentes, que que estão caracterizados com algum sufixo.
2 - Aoristo radical temático: Esta forma de aoristo é mais antiga. Se chama radical porque constitui uma raíz sem nenhuma caracterização. E se chama temático porque apresenta vogal temática. Na realidade, são formas verbais anteriores a seus temas do presente correspondentes, que que estão caracterizados com algum sufixo.
Presente: λαμβάν-ω (tema de presente: λαμβαν-)
Aoristo: ἔλαβον (tema de aoristo: ἔ-λαβ-)
Aoristo: ἔλαβον (tema de aoristo: ἔ-λαβ-)
A efeitos práticos, devemos saber que o aoristo radical temático (ou aoristo segundo), se conjuga exatamente igual ao imperfeito (em modo indicativo) e que o presente, nos demais modos e formas não pessoais do verbo, mas sobre outro tema.
Quando encontramos uma forma em um texto e duvidamos entre o pretérito imperfeito ou o aoristo, devemos averiguar o tema sobre o qual está formado. Si está formado sobre o tema do presente, será imperfeito, e si está formado sobre o tema do aoristo, será aoristo.
Si em uma frase ou texto nos encontramos com ἔτυχον:
Quando encontramos uma forma em um texto e duvidamos entre o pretérito imperfeito ou o aoristo, devemos averiguar o tema sobre o qual está formado. Si está formado sobre o tema do presente, será imperfeito, e si está formado sobre o tema do aoristo, será aoristo.
Si em uma frase ou texto nos encontramos com ἔτυχον:
1 - Si é imperfeito, deverá existir um presente: τύχω.
2 - Si é um aoristo, encontraremos no dicionário a forma de aoristo: ἔτυχον, que nos remitirá a seu correspondente presente.
3 - Aoristo radical atemático: Vale o dito para os anteriores quanto a antiguidade, mas com a diferença de que estas formas são atemáticas, não levam vogal temática.
3 - Tradução.
O aoristo indica uma ação pontual, sem desenvolvimento. No indicativo, além disso, no passado. Equivale, portanto, a efeitos de tradução, a nosso pretérito perfeito simple (comi, amei, sonhei, etc.). Este valor temporal justifica que leve as marcas do passado: aumento e desinências secundárias.
O aoristo indica uma ação pontual, sem desenvolvimento. No indicativo, além disso, no passado. Equivale, portanto, a efeitos de tradução, a nosso pretérito perfeito simple (comi, amei, sonhei, etc.). Este valor temporal justifica que leve as marcas do passado: aumento e desinências secundárias.
4 - Paradigmas.
O aoristo possui a particularidade, frente aos tempos do tema do presente estudados, de que possui um sufixo especial para diferenciar a voz passiva da média: -θη-
O aoristo possui a particularidade, frente aos tempos do tema do presente estudados, de que possui um sufixo especial para diferenciar a voz passiva da média: -θη-
Aoristo sigmático λύω, resolver, separar, libertar | ||||
Pessoas | Voz ativa | Voz passiva | Voz média | Tradução |
Singular | ||||
1 ªpª | ἔ-λυ-σα | ἐ-λυ-σά-μην | ἐ-λύ-θη-ν | resolvi |
2 ªpª | ἔ-λυ-σα-ς | ἐ-λύ-σω (σα-σο) | ἐ-λύ-θη-ς | resolveste |
3 ªpª | ἔ-λυ-σε | ἐ-λύ-σα-το | ἐ-λύ-θη | resolveu |
Plural | ||||
1 ªpª | ἐ-λύ-σα-μεν | ἐ-λυ-σά-μεθα | ἐ-λύ-θη-μεν | resolvemos |
2 ªpª | ἐ-λύ-σα-τε | ἐ-λύ-σα-σθε | ἐ-λύ-θη-τε | resolvestes |
3 ªpª | ἔ-λυ-σα-ν | ἐ-λύ-σα-ντο | ἐ-λύ-θη-σαν | resolveram |
Nota: A 3ª pª do sing. at. é analógica com a correspondente do aoristo radical temático, mais antigo.
Observações importantes sobre o aoristo sigmático:
1 - Os verbos contractos seguem este modelo. A característica do aoristo -σα- se acrescenta ao tema do presente com a vogal pré-desinencial alongada organicamente.
1 - Os verbos contractos seguem este modelo. A característica do aoristo -σα- se acrescenta ao tema do presente com a vogal pré-desinencial alongada organicamente.
τιμάω - aor. ἐτίμη-σα - ποιέω - aor. ἐποίη-σα - δηλόω - aor. ἐδήλω-σα
2 - Os verbos com um tema acabado em consoante, apresentam modificações próprias do contato da consoante com a sigma -ς:
Labiais + σα > ψα τρίβω - ἔτριψα | Velares + σα > ξα ἄγω - ἦξα | Dentais (e ζ) + σα > -σα ἁρπάζω - ἡρπάσα |
Nos verbos acabados em líquida e nasal, a sigma -ς se perde e se alonga compensatoriamente a vogal pré-desinencial: νέμω - ἔνειμα.
Aoristo radical temático λαμβάνω, receber | ||||
Pessoas | Voz ativa | Voz passiva | Voz média | Tradução |
Singular | ||||
1 ªpª | ἔ-λαβ-ο-ν | ἐ-λαβ-ό-μην | ἐ-λάφ-θη-ν | recebi |
2 ªpª | ἔ-λαβ-ε-ς | ἐ-λάβ-ου (ε-σο) | ἐ-λάφ-θη-ς | recebeste |
3 ªpª | ἔ-λαβ-ε (τ) | ἐ-λάβ-ε-τo | ἐ-λάφ-θη | recebeu |
Plural | ||||
1 ªpª | ἐ-λάβ-ο-μεν | ἐ-λαβ-ό-μεθα | ἐ-λάφ-θη-μεν | recebemos |
2 ªpª | ἐ-λάβ-ε-τε | ἐ-λάβ-ε-σθε | ἐ-λάφ-θη-τε | recebestes |
3 ªpª | ἔ-λαβ-ο-ν | ἐ-λάβ-ο-ντο | ἐ-λάφ-θη-σαν | receberam |
Nota: Na forma passiva, a β se converteu em sua aspirada correspondente ante a consoante aspirada θ (lei de assimilação de aspiradas).
Aoristo radical atemático βαίνω, caminhar | ||
Pessoas | Voz ativa | Tradução |
Singular | ||
1ªpª | ἔ-βη-ν | Caminhei |
2 ªpª | ἔ-βη-ς | Caminhaste |
3 ªpª | ἔ-βη (τ) | Caminhou |
Plural | ||
1 ªpª | ἔ-βη-μεν | Caminhamos |
2 ªpª | ἔ-βη-τε | Caminhastes |
3 ªpª | ἔ-βη-σαν | Caminharam |
TEMA EM CONSOANTE-SILVANTE (-ς)
Os temas em silvante oferecem uma importante peculiaridade que faz com que sua flexão se complique um pouco: a sigma -ς final do tema entre vogais desaparece (é um som instável), e as vogais em contato se contraem quando são abertas (quando a segunda é fechada, se forma um ditongo):
ε (ζ) α > η ε (ζ) ο > ου ε (ζ) ε > ει ε (ζ) ω > ω ε (ζ) ι > ει |
Dentro dos temas em sigma -ς, há duas variantes fundamentais, os temas em -ες variável (-ες/-ος), que apresentam uma alternância de vocalismo na vogal pré-desinencial, e os temas em -ες invariável, nos quais não se dá essa alternância vocálica. Pelo primeiro deles vão se declinar uma grande quantidade de nomes neutros (e apenas neutros), e pelo segundo, muitos nomes próprios e uma importante quantidade de adjetivos.
9.- Temas em -ς não alternante (-ες) τριήρης, -ους (ὁ) Tema: τριηρες- Trirreme | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | τριήρης (τριήρες-) | τριήρεις (τριήρες-ες)* | Trirreme |
Vocativo | τριήρες (τριήρες-) | Trirreme | |
Acusativo | τριήρη (τριήρες-α) | o trirreme | |
Genitivo | τριήρους (τριήρες-ος) | τριηρῶν (τριηρές-ων) | do trirreme |
Dativo | τριήρει (τριήρες-ι) | τριήρεσι (τριήρες-σι)* | para o trirreme |
10 - Temas em -ς alternante (-ες / -ος) γένος, γένους (τό) Tema: γενος / -ες prole, descendência, família, clã, nação, raça, gênero | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | γένος (γένος-) | γένη (γένες-α) | Prole |
Vocativo | Prole | ||
Acusativo | A prole | ||
Genitivo | γένους (γένες-ος) | γενῶν (γένες-ων) | Da prole |
Dativo | γένει (γένες-ι) | γένεσι (γένες-σι) | Para a prole |
Existe também um punhado de palavras de tema em silvante acabados em -ας. Todos são de gênero neutro, muito menos representativos que os anteriores, e oferecem novas contrações vocálicas. Coloquemos aqui sua declinação como pura referência, e para nos familiarizar com o resultado de contrações vocálicas que nós voltaremos a encontrar.
α (σ) α > α α (σ) ο > ω α (σ) ω > ω α (σ) ι > ᾳ |
11 - Temas em -ας κρέας, κρέως (τό) Tema: κρεας- carne, carcaça, corpo | |||
Casos | Singular | Plural | Tradução |
Nominativo | κρέας (κρέας-) | κρέα (κρέας-α) | Carne |
Vocativo | Carne | ||
Acusativo | a carne | ||
Genitivo | κρέως (κρέας-ος) | κρεῶν (κρεάς-ων) | da carne |
Dativo | κρέᾳ (κρέας-ι) | κρέασι (κρέας-σι) | Para a carne |
FUTURO
O futuro é um tema e também um tempo. Chamamos futuro a base morfológica sobre a qual se forma o tempo futuro. O futuro possui formas no indicativo e optativo, e tem infinitivo e particípio.
2 - Morfologia.
O futuro se forma, em geral, acrescentando o morfema -σ- ao tema do presente. A esa estrutura lhe seguem as desinências primárias com vogal temática.
λύ-ζ-ο-μεν
Esta abordagem faz com que o futuro, si se conhece com segurança o presente, apareça como um tema bastante simples. Com tudo, deve atender a várias particularidades: a mais chamativa é que, igual como sucede com o aoristo, apresenta um morfema especial para formar a voz passiva: -θησ-Futuro do indicativo λύω, resolver, separar, libertar | ||||
Pessoas | Voz ativa | Voz média | Voz passiva | Tradução |
Singular | ||||
1ª Pª | λύ-σ-ω | λύ-σ-ο-μαι | λυ-θήσ-ο-μαι | Resolverei |
2ª pª | λύ-σ-εις | λύ-σ-ει (ῃ) < -ε-σαι | λυ-θήσ-ει (ῃ) < -ε-σαι | Resolverás |
3ª pª | λύ-σ-ει | λύ-σ-ε-ται | λυ-θήσ-ε-ται | Resolverá |
Plural | ||||
1ª pª | λύ-σ-ο-μεν | λυ-σ-ό-μεθα | λυ-θησ-ό-μεθα | Resolveremos |
2ª pª | λύ-σ-ε-τε | λύ-σ-ε-σθε | λυ-θήσ-ε-σθε | Resolvereis |
3ª pª | λύ-σ-ουσι | λύ-σ-ο-νται | λυ-θήσ-ο-νται | Resolverão |
Da mesma maneira que nos sucedia com o aoristo, deves fazer algumas qualificações sobre este paradigma:
1 - Os verbos contractos alongam organicamente sua vogal pré-desinencial, situada justamente antes que o indicador do futuro. Logo a conjugação é absolutamente regular:
1 - Os verbos contractos alongam organicamente sua vogal pré-desinencial, situada justamente antes que o indicador do futuro. Logo a conjugação é absolutamente regular:
τιμάω.- fut. τιμή-σω | ποιέω.- fut. πoιή-σω | δηλόω. – fut. δηλώ-σω |
2 - Os verbos com um tema acabado em consoante oclusiva, apresentam modificações próprias do contato da consoante com a sigma -ζ:
Labiais + σ-ω > ψω τρίβω - τρίψω | Velares + σ-ω > ξω - ἄγω - ἄξω | Dentais (e ζ) + σ-ω > σω - ἁρπάζω - ἁρπάσω |
3 - Os verbos acabados em líquida e nasal apresentam um futuro cuja conjugação coincide com a do presente dos verbos contractos em -έω: (sobre um tema do presente que pode sofrer alguma variação).
στέλλω fut. στελῶ
κρίνω fut. κρινῶ
νομίζω fut. νομιῶ
νέμω fut. νεμῶ
σπείρω fut. σπερῶ
κρίνω fut. κρινῶ
νομίζω fut. νομιῶ
νέμω fut. νεμῶ
σπείρω fut. σπερῶ
4 - Por último, é importante conhecer o futuro do verbo ἐιμί que, como era de esperar, apresenta uma notável divergência com as formas estudadas até agora do mesmo verbo.
Futuro de εἰμί Ser, estar | ||
Pessoas | Voz ativa | Tradução |
Singular | ||
1ª Pª | ἔσομαι | Serei, terei |
2ª pª | ἔσει (ἔσῃ) | Serás, estarás |
3ª pª | ἔσεσται | Será. estará |
Plural | ||
1ª pª | ἐσόμεθα | Seremos, estaremos |
2ª pª | ἔσεσθε | Sereis, estareis |
3ª pª | ἔσονται | Serão, esterão |
O futuro grego se traduz em indicativo por nosso correspondente futuro imperfeito do indicativo, sem outra matiz com a qual ter em conta. Deves fixar-te no fato de que é um tempo primário pelo significado, com o qual não leva aumento, e sim desinências primárias.
ἔσομαι Serei
λύσω Desatarei
τρίψω Esfregarei
κρινῶ Julgarei
λύσω Desatarei
τρίψω Esfregarei
κρινῶ Julgarei
TEMAS EM VOGAL FECHADA E DITONGO
1 -TEMAS EM VOGAL FECHADA
1 -TEMAS EM VOGAL FECHADA
A terceira declinação apresenta também temas acabados em sons vocálicos. Na realidade, estes sons vocálicos eram em origem sonantes (um som entre vogal e consoante) que evoluiu em algumas línguas como vogal e em outras como consoante.
As vogais fechadas (ι, υ) tendem a desaparecer entre vogais, embora, ao ser seu desaparecimento posterior a da -σ-, as contrações vocálicas se dão em menor medida, e as iremos vendo para cada tema concreto.
ε - α > η ε - ο > ου | ε - ε > ει ε - ω > ω |
Deve-se recordar, também que estes temas podem tomar as desinências de acusativo consonânticas (-ν/-ς).
I - Temas em vogal fechada (-ι, -υ)
A principal particularidade que apresentam estes temas é que existem uns que oferecem uma alternância vocálica grau zero / grau pleno (-ι / -ει) (-υ / -ευ), e outros que apresentam sempre um grau vocálico zero, sem alternância (-ι, -υ). Nos quais apresentam a alternância, as duas antigas sonantes (-ι, -υ) tendem a desaparecer entre vogais, produzindo-se alguma contração vocálica (sobretudo no nominativo plural, o caso mais inclinado) que veremos em detalhe.
I - Temas em vogal fechada (-ι, -υ)
A principal particularidade que apresentam estes temas é que existem uns que oferecem uma alternância vocálica grau zero / grau pleno (-ι / -ει) (-υ / -ευ), e outros que apresentam sempre um grau vocálico zero, sem alternância (-ι, -υ). Nos quais apresentam a alternância, as duas antigas sonantes (-ι, -υ) tendem a desaparecer entre vogais, produzindo-se alguma contração vocálica (sobretudo no nominativo plural, o caso mais inclinado) que veremos em detalhe.
12, 13.- Temas em vogal fechada sem alternancia (-ι / -υ) οἶς, οἰός (ἡ) (tema: οἰ-): Ver/ ἰχθύς, ἰχθύος (ὁ) (tema: ἰχθυ-): Peixe | ||||
Singular | Plural | Singular | Plural | |
Nominativo | οἶ-ς | οἶες | ἰχθύ-ς | ἰχθύ-ες |
Vocativo | οἶ | ἰχθύ | ||
Acusativo | οἶ-ν | οἶ-ς | ἰχθύ-ν | ἰχθύ-ς |
Genitivo | οἰ-ός | οἰ-ῶν | ἰχθυ-ός | ἰχθυ-ῶν |
Dativo | οἰ- ΐ | οἰ-σί | ἰχθυ-ΐ | ἰχθύ-σι |
Como vemos, esta flexão não oferece apenas nenhum problema. É mais complexa (e muito mais numerosa, a dos temas alternantes, que vemos a continuação).
14.- Temas em vogal fechada alternantes (-ι, -ει) πόλις, πόλεως (ἡ) Tema: πολι- / πολει-: cidade-estado | |||
Singular | Plural | ||
Nominativo | πόλις < πόλι-ς | Estes são os três casos com vocalismo Ø | πόλεις < πόλε(ι)-ες (O acusativo é analógico do nominativo) |
Vocativo | πόλι < πόλι | ||
Acusativo | πόλιν < πόλι-ν | ||
Genitivo | πόλεως < πόλε(ι)-ως | πολέων < πόλε(ι)-ων | |
Dativo | πόλει < πόλε(ι)-ι | πόλε-σι (perda da ι por analogia) |
Seguindo o paradigma anterior se declinam uma grande quantidade de substantivos, muitos deles abstratos (tipo δύναμις, δυνάμεως.- Força). Seguem o modelo de -υ alternante (-υ, -ευ) substantivos animados e neutros e alguns adjetivos. Nos seguintes paradigmas vemos um exemplo de substantivo animado, e outro de neutro.
15.- Temas em vogal fechada alternantes (-υ, -ευ) πῆχυς, πήχεως (ὁ) Tema: πηχυ- / πηχευ-: Antebraço, Côvado // ἄστυ, ἄστεως (τό). Tema: ἀστυ- / ἀστευ-: Cidade, Vila | |||||
Singular | Plural | Singular | Plural | ||
Nominativo | πῆχυς < πήχυ-ς | Estes são os três casos com vocalismo Ø | πήχεις < πήχε(υ)-ες (O acusativo é analógico do nominativo) | ἄστυ (Os três casos retos apresentam o tema puro, com vocalismo Ø) | ἄστη < ἄστε(υ)α |
Vocativo | πῆχυ < πῆχυ- | ||||
Acusativo | πῆχυν < πῆχυ-ν | ||||
Genitivo | πήχεως < πήχε(υ)-ως | πηχέων < πηχέ(υ)-ων | ἄστεως < ἄστε(υ)ως | ἄστεων < ἄστε(υ)ων | |
Dativo | πήχει < πήχε(υ)ι | πήχεσι < πήχε(υ)σι | ἄστει < ἄστε(υ)ι | ἄστεσι < ἄστε(υ)σι |
1 - Em dativo plural a υ não deveria ser perdida (pois está entre vogal e consoante). No entanto, pela pressão analógica dos casos em que desaparece (de maneira destacada o dativo singular), também desapareceu neste caso.
2 - Como veremos mais adiante, ao estudar o adjetivo, os adjetivos que se declinam seguindo este modelo apresentam uma pequena diferença com respeito a declinação dos substantivos: o genitivo singular têm desinência -ος, em lugar de -ως. γλυκύς, γλυκεῖα, γλυκύ tem a forma de genitivo singular masculina e neutra γλυκέος, e não γλυκέως.
2 - TEMAS EM DITONGO
Nos temas em ditongo, só temos contração vocálica no nominativo e vocativo plural dos temas em -ευ (ευ-ε > ει). O genitivo apresenta uma desinência -ως, em lugar de -ος. Nos temas em ditongo -αυ e -ου não tem lugar nenhuma contração.
16.- Tema em ditongo -ευ βασιλεύς, -ως (ὁ) (Tema: βασιλευ-) Rei | ||
Singular | Plural | |
Nominativo | βασιλεύ-ς < βασιλεύ-ς | βασιλεῖς < βασιλε(ύ)-ες |
Vocativo | βασιλεῦ < βασιλεῦ- | |
Acusativo | βασιλέ-α < βασιλέ(υ)-α | βασιλέας < βασιλε(ύ)-ας |
Genitivo | βασιλέως < βασιλέ(υ)-ως | βασιλέων < βασιλε(ύ)-ων |
Dativo | βασιλεῖ < βασιλε(ύ)-ι | βασιλεῦσι < βασιλεῦ-σι |
17.- Temas em ditongo -αυ γραῦς, γραός (ἡ) (tema: γραυ-) Velha | ||
Singular | Plural | |
Nominativo | γραῦς < γραῦ-ς | γρᾶες < γρα(ῦ)-ες |
Vocativo | γραῦ < γραῦ- | |
Acusativo | γραῦν < γραῦ-ν | γραῦς < γραῦ-ς |
Genitivo | γραός < γρα(υ)-ός | γραῶν < γρα(υ)-ῶν |
Dativo | γραΐ < γρα(υ)-ί | γραυσί < γραυ-σί |
18.- Temas em ditongo -ου βοῦς, βοóς (ὁ) (tema: βου-) Boi | ||
Singular | Plural | |
Nominativo | βοῦς < βοῦ-ς | βόες < βό(ῦ)-ες |
Vocativo | ||
Acusativo | βοῦν < βοῦ-ν | βοῦς < βοῦ-ς |
Genitivo | βοός < βο(υ)-ός | βοῶν < βο(υ)-ῶν |
Dativo | βοΐ < βο(ῦ)-ι | βουσί < βου-σί |
TEMAS DO PERFEITO
1 - O perfeito: um tema verbal com dois tempos. Na realidade, do tema do perfeito derivam três tempos verbais (o perfeito, o mais-que-perfeito e o futuro perfeito), embora o último dos citados é tão pouco usado que não vamos considerar neste tema.
2 - Caracterização do tema do perfeito:
a) a reduplicação.
O tema do perfeito está caracterizado morfológicamente pela reduplicação, que diferente do aumento (presente só no modo indicativo), se mantêm em todos os modos verbais e formas não pessoais do perfeito. Este fenômeno se apresenta de maneira diferente si a raíz verbal começa por vogal ou por consoante:
A) Si começa por consoante: |
Consiste na repetição da primeira letra da raiz no princípio da palavra, seguida da vogal ε: Tema do presente: λύ-ω Tema do perfeito: λε-λυ- Quando a primeira consoante é uma aspirada (φ, θ, χ), se reduplica sua surda correspondente (π, τ, κ): Tema de presente: θύ-ω Tema de perfecto: τέ-θυ-κα |
B) Si começa por vogal: (e também: por ῥ-, por uma consoante dupla ou por duas consoantes –desde que não seja oclusiva a primeira e líquida a segunda-) |
A reduplicação coincide com o aumento: Tema do presente: ἀγορευ-ω Tema do perfeito: ἠγορευ- ________________________ Tema do presente: ψαύ-ω Tema do perfeito: ἔψαυ- ________________________ Tema do presente: στρατεύ-ω Tema do perfeito: ἔστρατευ- |
Notas a reduplicação:
1 - Nos tempos compostos, igual como sucede com o aumento, a reduplicação não afeta ao pré-verbo:
1 - Nos tempos compostos, igual como sucede com o aumento, a reduplicação não afeta ao pré-verbo:
tema do presente: κατα-λύ-ω
tema do perfeito: κατα-λέλυ-
2 - Existe um tipo de reduplicação (chamada “reduplicação ática”) que consiste em acrescentar a primeira vogal da raiz alongada orgânicamente as duas primeiras letras da raiz verbal. Se dá com alguns verbos que começam por -α, -ε, -ο:
tema do presente: ἀκού-ω
tema do perfeito: ἀκ-ήκου-
b) O sufixo -κ-.
Além da reduplicação, existe outro sufixo associado ao tema do perfeito, embora só no modo indicativo: a -κ-, seguida de -α e desinências primárias no perfeito, e de -ει e desinências secundárias no mais-que-perfeito.
c) Tempos atemáticos.
O tema do perfeito não apresenta vogal temática em nenhuma de suas formas.
3 - Valor e tradução dos tempos do tema do perfeito.
Para entender bem os tempos do tema do perfeito em grego deve-se ter muito claro que o perfeito (não devemos chamá-lo nunca de pretérito perfeito) é um tempo primário (ou seja, não indica passado), e o mais-que-perfeito é um tempo secundário (ou seja, indica passado).
O perfeito indica “o resultado presente de uma ação passada”. Por essa razão leva desinências primárias.
λέλυκα.- “desatei”, “tenho desatado” (o processo de desatar, sucedido no passado, culminou no presente com o resultado). Nosso pretérito perfeito composto recolhe bastante bem este valor. No pretérito perfeito latino (deve-se ter cuidado com a comparação) estão amalgamados, tanto morfológica como nocionalmente, o aoristo e o perfeito gregos. Scripsi: “tenho escrito” / “escrevi”. Este valor é tão acusado que existem perfeitos que se traduzem diretamente como presentes (o mais importante é οἶδα.- “eu sei”; cf. em latim memini: “eu recordo”).
ἐλέλυκειν.- “Havia desatado”. O valor do mais-que-perfeito está recolhido perfeitamente em nosso tempo correspondente.
PARADIGMAS
Perfeito do indicativo | ||
Pessoa Singular | Voz ativa | Voz médio-passiva |
1ª Pª | λέ-λυ-κ-α | λέ-λυ-μαι |
2ª pª | λέ-λυ-κ-ας | λέ-λυ-σαι |
3ª pª | λέ-λυ-κ-ε | λέ-λυ-ται |
Pessoa Plural | Voz ativa | Voz médio-passiva |
1ª pª | λε-λύ-κ-α-μεν | λε-λύ-μεθα |
2ª pª | λε-λύ-κ-α-τε | λέ-λυ-σθε |
3ª pª | λε-λύ-κ-α-σι | λέ-λυ-νται |
Mais-que-perfeito do indicativo | ||
Pessoa Singular | Voz ativa | Voz médio-passiva |
1ª Pª | ἐ-λέ-λυ-κ-ει-ν | ἐ-λε-λύ-μην |
2ª pª | ἐ-λέ-λυ-κ-ει-ς | ἐ-λέ-λυ-σο |
3ª pª | ἐ-λέ-λυ-κ-ει | ἐ-λέ-λυ-το |
Pessoa Plural | Voz ativa | Voz médio-passiva |
1ª pª | ἐ-λε-λύ-κ-ει-μεν | ἐ-λε-λύ-μεθα |
2ª pª | ἐ-λε-λύ-κ-ει-τε | ἐ-λέ-λυ-σθε |
3ª pª | ἐ-λε-λύ-κ-ει-σαν | ἐ-λέ-λυ-ντο |
Nota: O mais-que-perfeito, como tempo passado que é, além de reduplicação leva aumento. Isto somente se dá, naturalmente, quando a reduplicação começa por consoante. Também apresenta desinências secundárias. Como sucedia com o morfema -κα- para o perfeito do indicativo, aqui convêm memorizar o morfema -κει- para o mais-que-perfeito do indicativo.
4 - O tema do perfeito. Precisões morfológicas.
a) Os verbos contractos, como sucede nos temas do futuro e aoristo, alongam orgânicamente a vogal pré-desinencial:
τιμάω-
Perfeito ativo: τε-τίμη-κα
Perfeito médio-passivo: τε-τίμη-μαι
b) Os verbos de tema acabado em consoante oferecem problemas fonéticos de assimilação (ou dissimilação) que não vamos tratar neste tema, e que um bom dicionário resolve.
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