quarta-feira, 25 de maio de 2011

ETIMOLOGIA

Os primeiros gregos chegaram à Europa pouco antes de 1500 a.C., e durante seu apogeu, a civilização grega governava sobre todo o mediterrâneo. Os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade, que viriam a se fortalecer como as bases da democracia contemporânea. A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidental. Os gregos da antiguidade chamavam-se de Helenos (Έλληνες), e incluíam todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia, e davam o nome de Hélade (Έλλάδα) a sua terra, nunca chamaram a si mesmos de Gregos nem à sua civilização de Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelos romanos.

ORIGENS

Os gregos originaram-se de povos que migraram para a península balcânica em diversas épocas, com início no terceiro milênio a.C.. Entre os invasores, merecem destaque os pioneiros: os Aqueus (Αχαιοί), os Jônios (Ίωνες), os Dórios (Δωριείς) e os Eólios (Αἰολεῖς), todos indo-arianos provenientes da Europa Oriental. As populações invasoras são em geral conhecidas como Helênicas (Ελληνικής), pois a organização de seus clã fundamentava-se, no que diz respeito a mítica crença de que descendiam do herói Heleno (Έλλην), filho de Deucalion (Δευκαλίων) e Pírra (Πύρρα), ancestrais da raça humana. A última das invasões foi dos dórios, já em fins do segundo milênio a.C..




Heleno


Doro
Xuto
Éolo



Aqueu
Ion




Dórios
Aqueus
Jônios
Eólios



Através dos séculos, os gregos foram conhecidos por vários nomes, dentre eles:
Helenos (Έλληνες) - na mitologia, Heleno (Έλλην), filho de Deucalião (Δευκαλίων) e Pirra (Πύρρα), recebeu da ninfa Orseide (Oρσηίς) três filhos: Éolo (Αίολος), Dorus (Δώρος) e Xuthus (Ξανθός). Éolo (Αίολος) e Dorus (Δώρος), e dois filhos de Xuthus (Ξανθός), Aqueu (Αχαιού) e Íon (Ιόν), foram os fundadores lendários, respectivamente, das quatro principais tribos gregas: os eólios (Αἰολεῖς), os dórios (Δωριείς), os aqueus (Ἀχαιοί) e os jônios (Ίωνες). Originalmente, apenas uma pequena tribo na Tessália era chamada de helenos, mas a palavra logo se estendeu ao resto da península e passou arepresentar todo o povo grego. No começo da Era Cristã era às vezes usada com o significado de "pagãos". Permanece na Grécia atual como o principal nome nacional.

Gregos (Γραικοί) - na mitologia, Graco era o irmão de Latino e sobrinho de Heleno. Era o nome de uma tribo beócia que migrou para a península Itálica no século VIII a.C. e, provavelmente, através do contato com os nativos, para lá levaram o termo que representa todos os helenos, o qual eles estabeleceram para si mesmos na Itália e no Ocidente em geral. Aristóteles e Apolodoro de Atenas mencionam que este era o nome usado pelos gregos antes de adotarem o termo helenos.

Romanos (Ρωμιοί) - romanos era o nome político pelo qual os gregos bizantinos chamavam a eles mesmos durante a Antiguidade Tardia e a Idade Média. Em regiões da Grécia continental e Ásia Menor, o uso desse nome sobreviveu até o século XX. O nome na antiguidade anunciava os habitantes da cidade de Roma na Itália, mas com a ascensão dos gregos no Império Romano, o termo perdeu sua conexão com os latinos e adquiriu uma definição completamente diferente. O imperador romano Caracala com sua Constitutio Antoniniana em 212 concedeu a cidadania a toda pessoa livre no Império Romano. O termo romano (Romaios) representava para os gregos sua cidadania romana e sua ancestralidade helênica. A palavra Romaioi passou a representar os habitantes gregos do Império Bizantino. O termo ainda permanece em uso hoje na Grécia, sendo o nome nacional mais popular após helenos (Έλληνες) e na Turquia representa a minoria grega ortodoxa. É encontrado também no Alcorão; uma surah é intitulada Ar-Rum significando os romanos orientais, bizantinos e gregos.

Yavan ou Javan (יָוָן) - tradicionalmente em hebraico, Javan era o nome da tribo que, de acordo com o Torá, migrou no começo dos tempos bíblicos para se estabelecer na península Balcânica.

Yunan (Ίωνες) - o nome usado pelos indianos que encontraram Alexandre (Αλέξανδρος) o Grande e seus sucessores que governaram regiões da Ásia Central. Tem origem na palavra persa Yauna, sendo esta uma transliteração da palavra grega Ionia (Ιωνία). É o nome pelo qual os gregos são conhecidos no Oriente atualmente. O termo começou a se estabelecer na Ásia com os persas, que entraram em contato com as tribos jônias (Ίωνες) na parte ocidental da Ásia Menor no século VI a.C., sendo depois estendido a todos os helenos (Έλληνες).

2 comentários:

  1. Ótimo trabalho brother! Gostaria das referencias bibliográficas.
    Aguardo retorno!
    tks!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, está sucinto e de fácil entendimento! Poderia por favor informar as fontes consultadas???

    ResponderExcluir